quinta-feira, 23 de julho de 2015

Chez Paula's






No coração de Saint Denis, a escassos 15 minutos do centro de Paris (Campos Elíseos na linha 13), fica a casa da Paula Cossart, uma luso-descendente que partilha a sua casa, alugando dois dos seus quartos, a estudantes ou turistas, que procurem um ambiente familiar e descontraído nos arredores de Paris.

Foi precisamente isso que encontrei, e muito mais, quando este ano fui assistir ao 51º Festival Aéreo Internacional de Paris, em Le Bourget, de 15 a 21 de Junho.

Na realidade vi-me confrontado com ter de conseguir um alojamento à ultima da hora, alguma dificuldade em fazer a reserva sem cartão de crédito, o tempo era curto para fazer a reserva, bem como era curto o meu orçamento, comecei a procurar alojamentos tipo apartamento, e depois quartos para alugar, e recorri à ajuda de várias pessoas.

Por fim, após algumas buscas na internet (Airbnb), e muitos contactos através do portal e outros tantos e-mails, cheguei até à Paula Cossart.


Desde logo a Paula fala e escreve em Português, o que não sucede com a totalidade dos alojamentos que pesquisei, pelo que pouco depois de trocarmos algumas mensagens, fiz a reserva (por transferência bancária) e fiquei maravilhado com os 9 dias que fiquei em ali.

A Paula recebeu-me como recebe todos os seus hóspedes: de braços abertos, fazendo-me sentir na sua casa como se … eu fosse da casa, como recebemos os nossos familiares ou amigos. Definindo a casa ao jeito de um “auberge espagnole”, mais como um lugar onde as culturas se misturam como num caldeirão, onde não há regras e tudo pode acontecer (não exactamente como no filme como mesmo nome), por isso a partilha e o convívio são uma constante. Há regras, bem definidas e esclarecidas aliás, na página do Airbnb.

A sua casa fica num bloco habitacional onde todos são proprietários, bem no alto do prédio, com vistas para Nascente e Sul, para além dos quartos serem confortáveis (casa de banho comum), temos acesso às demais áreas da casa, como a sala de estar e a cozinha. Senti-me mesmo bem.

O acesso à internet facilitou o contacto para casa e consegui até trabalhar um bom bocado no portátil.


A casa fica pertinho do centro da vila, sendo de destacar, por exemplo, a proximidade da Basílica de Saint Denis, onde estão sepultados os Reis de França.


Zona muito interessante pela variedade de gente de muitas origens, toma por isso um ar mais pitoresco e cosmopolita o mercado semanal, ao domingo, que ocupa a praça junto à câmara, e ruas até ao edifício do mercado.


Anúncio no Airbnb - https://www.airbnb.pt/rooms/3404300?s=Nlgb

Vista da varanda do meu quarto para a rua e a estação do Tram (metro de superfície).



Da varanda, ainda se consegue distinguir, para Sul, a câmara municipal, e um bocadinho escondida para a esquerda, a torre da Basílica de Saint Denis.

Pormenor da cama do meu quarto (já desarrumada). Curiosamente, assim como em casa (Porto), 
a minha janela fica por cima da cama e virada a Nascente.

Do outro lado a varanda, e a secretária onde passava o final do dia a ver e a passar as fotos que ia tirando.

Pormenor das escadas, pintadas pela Paula!!!
A casa é um duplex, com os quartos e a casa de banho principal no piso de baixo.


A cozinha tem tudo! 
Até tem três máquinas diferentes de café, para aqueles que 
acham que a sua forma de confeccionar café 
é melhor que a do parceiro do lado!

Vista da cozinha para Sul, com a câmara e a basílica sob um céu fantástico.

Aspecto parcial da sala. 
A Paula estava, naquele dia, a completar uma apresentação para um congresso.

Aspecto do hall de entrada, com a lavandaria em fundo.